sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


8 de março de 1857 – greve de mulheres em Nova York.O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data significativa que marca a união e esforços das mulheres, que a partir do século XIX começaram a participar do processo de transformação da história exigindo seus direitos, numa sociedade que as discriminava e excluía. Até então elas não votavam, não ocupavam cargos públicos e eram marginalizadas em seu trabalho e na família. Contudo, movimentos feministas de luta pela igualdade de direitos aos poucos foram ganhando força e se espalharam pelo mundo.
Foi em 8 de março de 1857 que operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, manifestaram o seu descontentamento realizando uma grande greve, por melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Mas o que era para ser uma manifestação pacífica foi reprimida com violência, sendo as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Na ocasião, aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Entretanto o desejo por mudança, não se foi com elas. Espalhou-se pelo mundo e levou a Organização das Nações Unidas a ajudar na criação de um legado histórico de estratégias para a criação de acordos internacionais, que culminaram na realização programas e metas para melhorar as condições das mulheres.
No Brasil diversos avanços significativos na construção dos direitos civis e políticos das mulheres brasileiras foram adquiridos ao longo da história e se consolidaram a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, que fortaleceu e aprimorou a proteção dos direitos políticos e a igualdade entre os gêneros como direito fundamental. Além disso, o país ratificou importantes tratados internacionais de direitos humanos e elaborou leis que ampliaram e consolidaram os direitos femininos.Anualmente em 8 de março, eventos em todo o mundo são realizados para inspirar as mulheres, comemorar suas conquistas e reascender o ideal de valorização e luta por seus direitos.

Nenhum comentário:

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros