segunda-feira, 1 de março de 2010

Justiça cassa mandato do prefeito e vice de Itaperuçu


Por determinação do juiz eleitoral da Comarca de Rio Branco do Sul, Marcelo Teixeira Augusto, o prefeito de Itaperuçu josé de Castro França (saruva) e seu vice Acir Pedroso de Moraes (PMDB) tiveram seus mandatos cassados na última sexta-feira (26). Os dois foram afastados dos seus cargos e estão sob ação de investigação judicial por abuso de poder econômico.
Havia dois processos eleitorais contra o prefeito e o vice. O primeiro, que gerou a cassação e o afastamento imediato deles dos cargos, se refere à locação uma sala comercial pelo município em julho de 2008, com a finalidade de instalação de consultório odontológico de prótese dentária, mas que na verdade foi utilizada como comitê eleitoral. No segundo processo eles respondem por compra de votos, pela doação de combustíveis, que além de afastar o prefeito do cargo também cassou o vereador Gerson Ceccon, o qual permanece no cargo até o julgamento em última instância.
Ao invés de determinar uma nova eleição na cidade o juiz eleitoral deu posse à segunda colocada ao pleito Célia Paske Faria e ao vice Osmário Bonfim. Porém, neste período de transição, enquanto não for expedido o diploma à Célia Paske, quem assume a prefeitura interinamente é o presidente da câmara Geverson José Gomes de Castro, empossado nesta segunda-feira, 1º de março. “Neste momento, por ordem judicial assumo o cargo de prefeito interinamente. Não sei se permanecerei nesta função por um, dois ou mais dias, o importante é fazer cumprir o que a lei determina, declarou Geverson Castro durante a cerimônia de posse como prefeito. De acordo com o Chefe do Cartório Regional Eleitoral Joseney Thiamer Perusso de Rio Branco do Sul a certificação à nova prefeita deve sair nos próximos dias. Ele explica que não há previsão exata da data, porque o Cartório Eleitoral do município, inaugurado em janeiro deste ano, está funcionando em condições especiais, de forma precária, prejudicando o atendimento. Mas neste caso, em se tratando de situação que envolve interesse público, será dada urgência e seletividade ao processo. Segundo Joseney a decisão judicial que cassou o prefeito e o vice e dará posse a segunda colocada tem cumprimento imediato, pois Saruva e Acir podem recorrer às instâncias superiores da justiça e reassumir os cargos.

Nenhum comentário:

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros