quinta-feira, 2 de junho de 2011

Truquês assume mandato de vereador pela 4ª vez


Ele é agricultor, radialista, trovador e no dia 5 de maio de 2011 foi nomeado vereador de Itaperuçu pela 4ª vez. Mauri Bortoluzzi, mais conhecido como Mario Truquês é uma das personalidades marcantes na história política de Itaperuçu. Nas eleições de 2008 foi candidato a vereança pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), obteve 561 votos, mas ficou como 2º suplente. Sua posse tardia se deve a mudanças definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu no dia 27 de abril, por 10 votos a 1, pela manutenção da posse dos suplentes com base na coligação e não no partido, conforme ocorreu em Itaperuçu. Com esta decisão o 2º suplente de partido João Bueno (PDT), que havia conquistado apenas 68 votos nas eleições, tomou posse dia 3 de março deste ano.
João Bueno foi empossado pela juíza eleitoral Adriana Benini, como suplente do então vereador Neneu José Artigas (prefeito eleito em 3 de março) e agora, deixa o cargo, dando lugar a Truquês.
Antes mesmo da mudança na legislação eleitoral Truquês já havia recorrido junto ao STF da decisão anterior, por considerar controversa a substituição na câmara, de Neneu por João Bueno - suplente de partido. “Era uma decisão injusta, porque favorecia um candidato que tinha conseguido menos votos. Isso seria ir contra a vontade do povo nas urnas, destacou Truquês.”
Ao fim da disputa eleitoral na justiça o experiente vereador, por motivos pessoais, declarou não ser candidato nas próximas eleições, mas disse que vai continuar defendendo os interesses em favor da população itaperuçuense, conforme declara em trova:

Diz o Mario Truquês que se sente bem como é
E sua mania é essa
É defensor dos amigos
E sabe alegrar qualquer festa.

Para defender os amigos
Tapeia o chapéu na testa
E só usa o lado ruim
Se o personagem não presta.

Nenhum comentário:

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros