quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projeto Dignidade precisa de voluntários


O Projeto Dignidade, antigo CEMTRIC (Centro de Estudos do Menor e Treinamento para uma Integração Comunitária) nasceu do sonho do frei Ivo Severino Bonamigo, na década de 1980, de criar um espaço de aprendizado e lazer para crianças e adolescentes carentes.
Localizado nas proximidades do Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul o espaço, coordenado pelas Irmãs Carmelitas, já contou com mais de 100 crianças divididas em dois turnos. Hoje atende apenas 35 alunos de 4 a 13 anos no período vespertino. Conta com duas monitoras, uma cozinheira e um guardião remunerados, além do apoio de colaboradores, que doam brinquedos, roupas, computadores e alimentação. O projeto é pequeno, um pouco precário, porém essecial para auxiliar na educação das crianças.
Enquanto estão no projeto elas brincam, recebem reforço escolar, almoço, lanche, aprendem noções de cidadania, mas muito ainda precisa ser feito, destacou a coordenadora irmã Reinalda Pontes. Segundo ela é necessário desenvolver ações que ajudem as crianças a ser alguém no futuro. “Temos aqui três computadores que recebemos de doação, mas não queremos que sirvam apenas para os alunos brincarem com os joguinhos. É preciso ser mais útil, para que eles aprendam noções básicas de computação e para isso, eu gostaria que tivesse alguém que desse aulas de informática, para ensiná-los a fazer os trabalhos escolares, oferecer um aprendizado mesmo”.
Algumas pessoas têm ajudado na confecção de trabalhos manuais, para o dia das mães, agora o projeto está em busca de mais voluntários dispostos a fazer parte desta ação. Quem tiver interesse e disponibilidade será muito bem-vindo.

Nenhum comentário:

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros