sábado, 2 de janeiro de 2010

Conselho Jovem mobiliza juventude para melhorar Rio Branco do Sul


Foi o desejo de ver o bosque da Vila Velha, se tornar novamente um espaço de lazer que motivou a estudante de arquitetura Karime Fayad a encabeçar um abaixo-assinado para reivindicar a revitalização do local. A idéia foi bem aceita, recebeu incentivos do diretor da Rádio ABS, Eloir Bueno, do diretor do Jornal Raio X, Rupert Mayer, de lideranças e de muitos moradores rio-branquenses. “Durante uma manhã nós colhemos quase duzentas assinaturas e ao final da campanha chegamos a mil e duzentas, comentou a jovem”, durante entrevista à Rádio ABS.
Após coletar as assinaturas Karime foi à prefeitura e entregou o documento ao prefeito Adel Rutz, que assumiu o compromisso de recuperar o bosque. Até então o trabalho não atingiu o objetivo esperado, mas fez surgir uma nova iniciativa, voltada à conscientização de outros jovens. Foi aí que surgiu a idéia de criar o Conselho Jovem, que tem Karime como presidente, o estudante de direito André Luiz Viana como vice e os colegas Helen, Priscila e Jean Tiago também como líderes integrantes. O grupo é pequeno, mas os ideais e a vontade de fazer algo de bom pela cidade têm mobilizado muita gente e levado à reflexão sobre a atuação de cada rio-branquense, também responsável pela cidade que se deseja, e isso começa a ser posto em prática quando se participa das decisões e reivindica melhorias junto ao poder público, seja no lazer, na saúde, na educação, etc.
Em seu trabalho o grupo tem realizado palestras nas escolas, que ajudam a formar opiniões. A partir de um vídeo é mostrada a realidade precária da cidade e as notícias ruins noticiadas pela imprensa, que caracterizam Rio Branco do Sul como uma cidade sem lei, onde a corrupção e a desigualdade se destacam. “Vereador cassado, roubo de dinheiro público, cidade sem médicos, cidade com lixão, enfim, as notícias pegas na internet mostram tudo de ruim que existe na cidade e que nós trazemos neste vídeo”, explicou Karime. Segundo ela, neste vídeo são trazidas ainda diversas fotos que revelam a falta de estrutura do município e uma delas chamou mais a atenção da jovem. “Tem uma foto de uma rua que não tem asfalto, não tem saneamento básico, o lixo está todo na valeta e uma criança brinca ao lado. É de cortar o coração ver que a gente chegou em 2009 numa cidade que não é do interior, é na região metropolitana, que tem tudo para ser diferente e isso é o que me indigna mais”, desabafou a estudante. Após as palestras nas escolas o grupo promove um debate entre os estudantes, sobre corrupção, direito, deveres e o que cada cidadão pode fazer para melhorar a situação da cidade. De acordo com Karime o Conselho Jovem se reúne aos sábados, às 14 horas, não tem sede própria, e conta com a participação de todos os jovens rio-branquenses. “A gente quer que todos esses jovens se unam a nós porque a situação como está não dá para continuar. É tempo de despertar Rio Branco para que a cidade seja exemplo para o Paraná, para a região metropolitana, orgulho da sua gente”.

Nenhum comentário:

 
© Papeis Krista '' Por Elke di Barros